sábado, 13 de agosto de 2011

“ Neste domingo, dia 13 de agosto de 2011,  estaremos comemorando o dia dos pais, pra você que tem um pai ao seu lado, com saúde, lúcido e amoroso, leia esta mensagem que preparei para o meu pai, que já não tem mais saúde,não é lúcido, é PORTADOR DE ALZAIMER , mas que continua amoroso e  sabe com o silencio da sua demência  continuar a transmitir seu amor de pai. “

“Um homem de certa idade foi à clínica, onde trabalho, para tratar uma ferida na mão.  Estava apressado, e enquanto o tratava perguntei-lhe o que tinha de tão urgente para fazer. 

Ele me disse que precisava ir a um asilo de idosos para tomar o café da manhã com sua esposa, que estava internada lá.  Disse-me que ela estava naquele lugar há algum tempo porque sofria o mal de Alzheimer, já bastante avançado. 

Enquanto acabava de fazer o curativo, perguntei-lhe se sua esposa se incomodaria se acaso ele chegasse atrasado naquela manhã. 

‘Não ,  respondeu ele. ‘ela já não sabe quem eu sou. Faz quase cinco anos que não me reconhece.’ 

Então lhe perguntei com certo espanto: mas se ela já não sabe quem é o senhor, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs? 

Ele sorriu, e com um olhar enternecido me disse: ‘É... Ela já não sabe quem eu sou, mas eu, entretanto, sei muito bem quem é ela.’ 

Tive que conter as lágrimas enquanto ele saía, e pensei: é esse tipo de amor que quero para minha vida. 

O verdadeiro amor não se reduz nem ao físico nem ao romântico. 

O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é... do que foi... do que será... e do que já não é...”


Diante desta história eu fiquei pensando. E só poderia sair de mim  palavras  como estas pra você meu pai.

PAPAI
        Este homem antes alegre e brincalhão, mas também, às vezes, silencioso e pensativo, homem de fé e grande luta, sensível e generoso. 
Este homem, meu pai, com quem aprendi a viver. Pai, paizinho, paizão... meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo: de um coração infinito de amor.
         Este homem que eu sempre  admirei , com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem que tinha um  olhar de menino, sempre pronto e atento, mostrou-me  o caminho da vida, que estava  pela frente.
       Seus lábios hoje paizinho, silenciaram ,  suas mãos quietaram,  o brilho dos teus olhos adormeceram,  e já não consigo mais sentir a reação dos teus sentimentos, mas eu sei paizinho, que você está aqui comigo, você está presente em cada ato da minha vida, por que a semente que você plantou germinou e deu bons frutos,  você não me reconhece mais, mas eu te reconheço como meu pai, meu amigo, companheiro e fiel.
      Você não mais sorrir, não me faz carinho, não corre mais atrás de mim, não brinca mais com as palavras pra me fazer sorrir, mas sei que o teu silencio me fala e me cala ao mesmo tempo, sei que o teu olhar perdido no tempo vislumbra uma outra imagem que pra mim não é possível vislumbrar.
       Eu sei paizinho que hoje o senhor  gostaria de abraçar teus filhos, tua esposa, teus netos e bisnetos e poder falar pra todos o quanto os amam!
Não se preocupe,  nós sabemos do seu amor, do seu carinho, e também da sua solidão.
Por isso quero dizer no silencio das palavras que sei o senhor consegue ouvir. Só pra você paizinho.
Obrigado, pai, por ter sempre orientado o meu caminho, feito de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos!
Eu te amo meu Pai !
Pai, você me escolheu filha, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais,  meu PAI.

PROFESSORA MARIA RITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário