sábado, 6 de agosto de 2011

Boa noite,

Entrei no site http://br.monografias.com/trabalhos909/educacao-distancia-ensino/educacao-distancia-ensino.shtml e encontrei um trabalho  : Educação a Distância frente à realidade tríade: inclusão digital, cidadania e democratização do ensino no Brasil , enviado por Carolina Costa Cavalcanti e resolvi trazer a conclusão do seu trabalho pois achei super interessante e enriquecedor para o nosso curso.

Educação a Distância frente à realidade tríade: inclusão digital, cidadania e democratização do ensino no Brasil .
         Se a inclusão digital é uma necessidade inerente desse século, e é uma síntese dos esforços da democracia, então isso significa que o "cidadão" do século XXI, entre outras coisas, deve considerar esse novo fator de cidadania, que é a inclusão digital. E que constitui uma questão ética (de direito universal) oferecer essa oportunidade a todos, ou seja, o indivíduo tem o direito á inclusão  digital, e o incluído tem o dever de reconhecer que esse direito deve ser estendido a todos.
        Dessa forma, inclusão digital é um processo que deve levar o indivíduo á aprendizagem no uso das TICs e ao acesso á informação disponível nas redes, especialmente aquela que fará diferença para a sua vida e para a comunidade na qual está inserido.
       No processo reflexivo-crítico de elaboração desse trabalho verificamos  que, no Brasil, a EAD é agente de democratização do ensino somente para uma pequena parcela da população. A EAD ainda não está disponível para as massas pois sua implantação esbarra em políticas educacionais burocratizadas, necessidade de investimentos pesados por parte das instituições e governo e, também, na resistência cultural por parte de alunos e meio acadêmico.
       Acreditamos, portanto, que existe uma distância considerável entre a realidade - os números da inclusão digital e acesso á educação no país - e os pressupostos teóricos que apóiam a implementação da EAD, por exemplo, refletindo diretamente como elementos que dificultam a implantação e expansão da democratização do ensino.  É perceptível, entretanto, que o uso das tecnologias na EAD tem conquistado um espaço de destaque no cenário educacional do país ao propiciar que modelos inovadores de ensino-aprendizagem sejam desenvolvidos e implantados. O mercado de tecnologias educacionais cresce rapidamente e conquista espaço ao apoiar especialmente á demanda que o ensino presencial não conseguiu atender. Um crescente número de alunos que participam de cursos a distância está descobrindo que pode aprender por meio de um modelo que favorece um novo sistema educativo centrado no próprio aluno.
         Esperamos, que com toda sua potencialidade, a EAD demonstre num futuro próximo que os conhecimentos podem transpor barreiras de tempo e espaço ao serem adquiridos por alunos até então excluídos, que vivem em lugares de difícil acesso e distantes dos grandes centros urbanos, tornando-se real a tão discutida teoria da democratização do ensino.  

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