segunda-feira, 14 de novembro de 2011

 Boa Tarde Pessoal !

Depois de algum tempo sem postar, voltei com gosto de gás e pra começar com uma noticia preocupante que encontrei no blog Educação a Distância.

Será que conseguiremos atingir a meta esperada pela ONU? 

Afinal, são poucas as pessoas que escolhem a profissão de professor hoje em dia, isso mostra o quanto o governo terá que investir nestes profissionais e no curso de Pedagogia e áreas especificas.

Maria Rita


Faltam 6 milhões de professores

Arquivado em Educação a Distância , Legislação ead , Notícias , mec 10 Comentários

Estimativa da ONU é a de que, se não forem contratados, países não atinjam meta de dar ensino básico a todas as crianças até 2015.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que são necessários 6,1 milhões de professores em todo o mundo para que o acordo de universalização da educação básica até 2015 seja cumprido. A meta de garantir que todas as crianças do mundo concluam o ensino básico até essa data faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, compromisso assinado por 191 países em 2000.
O alerta foi feito nesta quarta-feira, em que se comemora o Dia Internacional do Professor. Segundo a organização, do total, 2 milhões de professores precisam ser formados e contratados. Os outros 4,1 milhões de profissionais são necessários para substituir professores aposentados, doentes ou que trocarão de carreira até lá.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) diz que metade dos docentes precisam atuar na África Subsaariana. Os Estados Árabes necessitam de 243 mil profissionais, outros 292 mil devem trabalhar no sul e oeste da Ásia e a Europa Ocidental e América do Norte, precisam de mais 155 mil professores.
A Europa Central e a Oriental, a Ásia Central e a Ocidental, a América Latina e o Caribe, juntos, somam 11% da escassez global. “Se quisermos dar oportunidades iguais para nossos filhos e filhas, devemos criar políticas que estimulem homens e mulheres à profissão de docente”, afirmou a Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova.
O tema do Dia Internacional do Professor em 2011 é “Professores para a Igualdade entre Gêneros”. A Unesco está promovendo fóruns e divulgação de estudos sobre o tema em homenagem à data.

Um comentário:

  1. Penso que estimular homens e mulheres à profissão docente é apenas um passo, já que, para efetiva transformação no quadro caótico da educação, os Docentes devem ser respeitados e valorizados, (há muito tempo ser professor não esta nos sonhos daqueles que aspiram uma vida profissional de qualidade, digna) infelizmente com o sucateamento da educação decorrente da “democratização do ensino” que era de qualidade para uns poucos e passou a ser medíocre para todos, os professores perderam sua identidade, são desvalorizados, e para sobreviver se sujeitam a um trabalho quase escravo com jornadas exaustivas.
    Até quando viveremos tal realidade? Hoje… vemos professores abandonando seus postos e cada vez menos professores sendo formados.
    A realidade é ainda mais cruel quando a necessidade de mais qualidade de vida bate a porta e o “professor” precisa desistir de seu ofício em busca de melhores dias.

    ResponderExcluir